Ser empreendedor no Brasil: Quais são os principais desafios?

Ser empreendedor no Brasil muitas vezes não é uma tarefa simples. É claro que o setor empresarial pode ter um futuro muito próspero, mas é importante sempre estar atento a uma série de dificuldades e obstáculos que podem atrapalhar a jornada.

Veja a seguir alguns dos principais desafios de ser empreendedor no Brasil:

1 Tributação

De acordo com pesquisas, o Brasil é o 7º país onde mais é cobrado imposto em todo o mundo. Isso por causa da má gestão do dinheiro público, que se faz necessário arrecadar mais recursos por meio de tributações.

Este é um desafio difícil de superar, já que não está diretamente ligado com o empreendedorismo, mas o influencia em grande parte.

2 Economia

Ser empreendedor no Brasil também não é fácil por conta da economia do país. Cada vez que surge uma nova crise o setor empresarial sofre bastante. Isso porque com essas crises as empresas são obrigadas a desligar funcionários, os consumidores acabam comprando menos e contraindo mais dívidas, assim como as empresas para tentar manter a saúde financeira do negócio.

3 Burocracia e legislação

Além de tudo o que já foi citado, ser empreendedor no Brasil não é uma tarefa simples, uma vez que o país como um todo parece ser hostil ao setor empresarial. As leis brasileiras acabam dificultando a contratação, as demissões, encarem todos os processos e faz com que milhões de pessoas atuem na informalidade.

4 Déficit na infraestrutura

Um recurso que é extremamente importante para o setor empresarial, a infraestrutura no Brasil também deixa a desejar. E isso eleva os custos de produção e o preço do produto ou serviço para o consumidor final. Faltam ferrovias, estradas, portos, hidrovias, viadutos, trens e outras estruturas de logística e qualidade de produção.

5 Falta de credibilidade

Por fim, mais um desafio de ser empreendedor no Brasil é o ambiente de polarização criado no país que divide empresários e empregados, o que gera nada mais nada menos do que uma perda na produtividade.

Há diversos desafios, no entanto vale a pena superá-los e tentar ser um empreendedor no Brasil. Lembrando que as crises passam e muitos desses problemas podem ser solucionados de alguma forma pela empresa.

Comentários