O que são criptomoedas e como elas funcionam?

As criptomoedas estão chegando a todo o vapor. No entanto, você sabe o que são criptomoedas? Se a resposta for negativo pode ficar tranquilo! Essa é uma dúvida comum entre muitas pessoas. O importante é que você saiba que você vai ouvir cada vez mais falar sobre elas nos próximos anos. O conceito é bastante simples de ser explicado, mesmo que pareça complicado.

Antes de qualquer coisa, se você quer entender o que são criptomoedas é necessário compreender que elas são a parte visível de uma máquia muito maior: a tecnologia Blockchain. Ou seja, assim como o dinheiro utiliza o sistema bancário para se mover, as criptomoedas usam o Blockchain para operar.

O que são criptomoedas e o que é Blockchain?

Se você deseja entender o que são criptomoedas e como elas funcionam, é preciso saber, em primeiro lugar, como = a tecnologia do Blockchain funciona. Resumidamente, o Blockchain faz com que duas pessoas permutem um ativo digital diretamente entre elas, sem medo de roubo ou fraude.

Tudo isso porque essa tecnologia é capaz de oferecer um registro imutável de uma transação, o qual não pode ser escondido ou alterado e, também, não exige validação de um terceiro.

Diferentes finalidades das criptomoedas

Outra coisa importante para saber a respeito das criptomoedas é que nem todas elas são feitas com a finalidade de serem substitutas do papel moeda. As criptomoedas como a VeChain (VEN), por exemplo, são feitas apenas para serem armazenadas e não gastas. Isso porque conforme você armazena a Ven consegue gerar uma moeda conhecida como Thor, a qual vai ser utilizada por empresas a fim de  comprar serviços na rede de Blockchain da VeChain.

Por sua vez, também há criptomoedas sendo desenvolvidas para quase todos os setores da indústria, desde supply chain até serviços financeiros. Essas moedas estão sendo criadas com o objetivos de resolver uma grande variedade de problemas relevantes.

Além disso, com o poder do Blockchain, elas também são capazes de ajudarem a promover um movimento eficiente e transparente de informações de um modo protegido e seguro.

Sendo assim, contar com uma tecnologia que permite transações limpas e sem a necessidade de uma parte confiar na outra é algo que pode trazer implicações muito mais extensas do que parece.

Qual a criptomoeda mais popular do mercado?

Existem algumas formas distintas de medir a popularidade de uma criptomoeda, você sabia? A primeira, e talvez a mais importante delas, é o reconhecimento da marca. Todo mundo já ouviu falar sobre o Bitcoin, e por ser “a criptomoeda original” é difícil que seja superada neste quesito em um futuro próximo.

Além disso, o Bitcoin também tem o maior valor de mercado entre todas as criptomoedas, estimado em 195 bilhões de dólares, respondendo assim por 38% do valor de mercado de todas as criptomedas de forma geral.

Por sua vez, a Ethereum é considerada a segunda criptomoeda em valor de mercado, e oferece sua rede Blockchain como uma plataforma para a criação de outros projetos. Sabe o que isso significa? Que alguns projetos que desejam aproveitar as vantagens do Blockchain podem fazer isso com o Ethereum sem que precisem desenvolver a sua própria tecnologia.

É válido ressaltar que o panorama das criptomoedas está mudando a todo momento e deve ter importantes mudanças em 2018. O mercado se move de forma tão rápida que pode ganhar e perder bilhões de dólares em poucos dias. Portanto, saber o que são criptomoedas é muito importante para entender todo esse universo!

Comentários