Entenda como funciona a indústria têxtil

Você conhece o processo de fabricação de roupas dentro de uma indústria têxtil? Sabe que todo produto é fabricado por meio de uma matéria-prima, ou seja, um produto natural para fazer a roupa? Assim como as outras indústrias, a indústria têxtil também tem sua própria história!

Quer saber mais? Então continue lendo este artigo e veja como acontece o funcionamento de uma indústria têxtil.

História da indústria

É válido antes de falar realmente sobre a indústria têxtil, relembrar algumas coisas sobre as indústrias de forma geral. Elas foram criadas graças à necessidade dos homens de se desenvolverem cada vez mais.

As indústrias cresceram bastante por volta do século XVII e XIX, a partir da Primeira Revolução Industrial, a qual primeiro aconteceu na Inglaterra e logo depois se espalhou para outros países. Nessa época ainda era usado o vapor como meio de locomoção das máquinas para a fabricação dos produtos.

Já com a Segunda Revolução Industrial e com o consequente avanço da tecnologia, o petróleo e a eletricidade começaram a ser utilizados. Entretanto, é importante ver a indústria além de uma percepção somente econômica. Com o passar do tempo e com a consequente evolução da mão de obra e da tecnologia, a indústria fornece ao homem o processo de produzir novos produtos transformando a matéria-prima.

Existem vários tipos de indústrias e a maioria delas conta com a ajuda tanto da mão de obra de homens quanto de máquinas e equipamentos. É por meio dessas indústrias que é fabricado praticamente tudo o que utilizamos diariamente, como é o caso das roupas. Conheça agora mais sobre a indústria têxtil.

Como a indústria têxtil funciona?

Você sabe como as roupas são fabricadas? Em primeiro lugar é necessário entender que todo produto, ou seja, toda vestimenta é feito de uma matéria-prima, ou seja, um produto natural. O algodão, utilizado para produzir vários tipos de roupas, é um exemplo dessa matéria-prima. Além do algodão, são usados outros tecidos para a produção de roupas, como o linho e a seda.

Todos esses tecidos passam por um longo processo na indústria têxtil e também em outras indústrias. As indústrias de fiação e tecelagem, por exemplo, são as responsáveis por produzirem os fios antes dos mesmos se tornarem tecidos e, posteriormente, roupas.

Como você observou, não é somente a indústria têxtil responsável por toda a produção de vestimentas. Ao longo do processo é necessário passar por outras indústrias até chegar na têxtil!

Comentários