Saiba mais sobre o sistema de franquias

Com certeza você já pelo menos ouvir falar sobre franquias, não é mesmo? Isso porque atualmente o número de redes espalhadas por todo o Brasil é grande. Com isso, mesmo sem se aprofundar muito no assunto, é possível saber que uma empresa, por ser uma franquia, tem o direito de usar a marca de outra, comercializar seus serviços e produtos, além de gerar no consumidor a expectativa de ver o mesmo modelo de negócio em vários lugares.

Entretanto, não há uma única definição para franquias. Resumidamente, é possível dizer que é uma estratégia empresarial para comercialização e distribuição de serviços e produtos. Ou seja, é uma estratégia de mercado para quem deseja iniciar um projeto com bases mais consolidadas e com reconhecimento por parte do público-alvo.

Como funcionam as franquias?

Para ter uma franquia, é necessário assinar um contrato, no qual a empresa detentora de uma marca, ou seja, o franqueador, expande seus negócios e, consequentemente, concede aos franqueados o direito de uso de sua marca.

O franqueado sempre recebe orientação para instalação e operação da franquia, a fim de que o modelo seja reproduzido da forma correta. Manter o padrão exigido é fundamental para quem deseja ter uma franquia.

As franquias possuem uma legislação própria, a Lei 8.955/94, mais conhecida como a Lei de Franquias. Essa Lei inclui uma série de direitos e de obrigações entre o franqueador e o franqueado e o mais importante: Permite que o franqueado replique o modelo de negócio.

Essa Lei também prevê que o franqueado receba a Circular de Oferta de Franquia (COF), um documento que contém todas as informações a respeito da franquia, a rede de franqueados e tudo o que será exigido do franqueado antes e depois da assinatura do contrato de franquias.

Conheça alguns termos do mundo das franquias

Veja a seguir alguns dos termos que são utilizados quando o assunto é franquia:

  • Franqueador: pessoa que detém os direitos sobre as franquias;
  • Franqueado: pessoa que adere à rede de franquias idealizada pelo franqueador;
  • Royalty: remuneração paga pelo franqueado pelo uso da marca e serviços.

Além disso, há diversos tipos de franquias, que vão desde franquias de iPhone até mesmo franquias de lava rápido. Com isso, antes de qualquer coisa é muito importante que você escolha com qual área quer trabalhar, assim como se estivesse comendo um negócio do zero.

Comentários