O que é fluxo de caixa e por que ele é importante?

O fluxo de caixa nada mais é do que toda a movimentação do dinheiro no caixa de uma empresa, ou seja, aquilo que entra e sai. Sendo assim, para manter o equilíbrio financeiro do seu negócio é necessário ter um sistema eficaz que possa acompanhar precisamente toda essa operação.

Entenda mais sobre o fluxo de caixa

As movimentações do fluxo de caixa podem ser dezenas, centenas ou milhares, dependem do porte da empresa. Portanto, em primeiro lugar é importante analisar se o instrumento utilizado é compatível com o volume de transações, só dessa forma é possível ter um controle eficiente do fluxo de caixa.

Caso, por exemplo, a sua empresa registra poucas vendas por semana, o interessante seria usar uma planilha para fazer esse controle. Já se for algo um pouco maior, é preciso contar com softwares comerciais que lancem no seu registro de caixa, de forma automática, cada venda fechada. Assim é possível evitar que algo passe despercebido.

Fluxo de caixa e planejamento

Você sabia que junto com o fluxo de caixa é preciso ter também um planejamento? Isso porque um sem o outro não é suficiente. Portanto, é válido que todas as despesas, ou pelo menos a maioria delas, sejam previstas com antecedência a fim de que você não seja pego de surpresa.

Considere sempre que uma boa parte dos pagamentos recebidos pelos consumidores precisarão ser utilizados para pagar dívidas com fornecedores, entre outras coisas mais. O planejamento para ajudar no fluxo de caixa precisa ser realista. Para isso, faça um exercício de previsão de vendas.

Leve em consideração desde a evolução das suas receitas no meses anteriores, até mesmo a variação nas vendas que possam vir a acontecer de acordo com a época do ano, o parcelamento oferecido aos clientes e o prazo de pagamento.

Depois tenha em mãos os valores das despesas. Quanto o negócio gasta com aluguel e funcionários, por exemplo? E, assim, confira se as saídas esperadas no seu fluxo de caixa estão compatíveis com as entradas. Se for preciso, faça os ajustes necessários!

Comentários