Como é possível aumentar o preço de um produto sem perder clientes?

Um assunto que muitas vezes parece ser complicado para os empreendedores é como aumentar o preço de um produto sem ter prejuízos futuramente. Isso porque com o passar do tempo a própria empresa gasta mais dinheiro comprando as mesmas coisas de antes. Com a inflação tudo fica mais caro.

No entanto, é preciso saber como repassar esse preço sem perder clientes, não é mesmo? Sendo assim, conheça 4 dicas de como aumentar o preço de um produto e ainda conservar seus clientes:

1 Conheça seu mercado

É preciso que você saiba como o seu negócio está posicionado em relação à concorrência, além de conhecer o perfil do seu consumidor, é claro. O mercado que você atua é muito concorrido ou não?

O seu produto dispõe de um diferencial que incentiva a compra, independente do preço? Ou o mais importante: Seu cliente é realmente fã do seu serviço ou produto ou apenas compra por ser mais em conta?

Com todas essas informações é mais fácil avaliar como aumentar o preço de um produto.

2 Tenha o mesmo discurso que seus vendedores e representantes

Depois de você analisar criticamente seu negócio e decidir que aumentar o preço é realmente importante para saúde financeira do mesmo, chegou a hora de conversar com o seu time de vendas. Afinal, não adianta nada você falar uma coisa sobre seus produtos e seus vendedores e representantes falarem outra, não é mesmo?

Explique para eles o motivo do aumento nos preços e juntos cheguem a melhor conclusão para comunicar os clientes sobre essa mudança.

3 Não seja radical na mudança

Imagina só se você passa vários dias pensando em como aumentar o preço de um produto e na hora da mudança descobre que seus concorrentes não estão fazendo o mesmo? Pesquise bastante e quando for mudar também não aumente demais de uma só vez.

4 Recompense aqueles clientes fiéis

Com certeza você já sabe quem são aqueles clientes que sempre compram com você, não é mesmo? Sendo assim, oferece um tratamento especial a eles independente do preço, para que eles continuem consumindo os seus produtos.

Como aumentar o preço de um produto é realmente um assunto que deve ser bastante pensado dentro de um negócio. Portanto, antes de colocar em prática o aumento leia e releia todas as dicas que foram dadas.

Comentários